30 maio, 2014

Câncer oral mata 50% dos pacientes atingidos pela doença

Aproximadamente 15 mil novos casos de câncer de boca são esperados para o próximo ano no Brasil e dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que entre as quase cinco mil pessoas que morreram em 2010, 90% eram homens.
 
O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (Croba) alertou para o impacto do tabaco nessa e em outras doenças. “Vem-se observando um aumento constante nas taxas de mortalidade por câncer, que pareceu acentuar-se após o século XIX, com a chegada da industrialização”, destaca o Cirurgião-Dentista e conselheiro do Croba, Antônio Falcão. Segundo o especialista, o câncer oral é um problema multifatorial, potencializado por hábitos como fumar, beber, má higiene bucal e até uso de próteses dentárias. Fatores como histórico familiar e idade também contribuem, mas fogem do controle médico.
(Inf. Bahia noticias)
 
Por isso, Falcão reforça a importância de exames rotineiros. “Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter a boca examinada por especialista pelo menos uma vez ao ano, pois a detecção precoce é fundamental”, alerta o cirurgião-dentista.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Ipiaú: Parceiros do Bem realiza 9°mutirão para doação de sangue

  Neste sábado 23 de março de 2024 o grupo parceiros do bem doadores de sangue realizou o 9°mutirão denominado caravana itinerante pela vi...